Como obter a cidadania Americana

Quer realizar o seu sonho de obter a cidadania americana? Nesse artigo irei explicar em detalhes quais são os requisitos e como é o processo passo a passo, desde a documentação até a entrevista e juramento. Continue lendo...  

Orgulho de ser um cidadão americano

Antes da cidadania vem o visto e o green card

Antes de mais nada é necessário saber que para iniciar o processo de obter a cidadania americana você já deve ter seu passado pelo processo de obtenção do visto e residência permanente. Se você quiser mais informações sobre o assunto leia o artigo: Como tirar visto americano em nosso outro blog e leia também o artigo sobre tirar o green card aqui mesmo nesse blog.

Principais formas de obter a cidadania americana

Há basicamente 2 formas de se tornar um cidadão americano:

1. Obter cidadania americana por nascimento

2. Obter cidadania americana por naturalização

A seguir irei explicar em detalhes como funciona cada um desses processos, Lembre-se no entanto que é importante consultar um advogado de imigração para verificar qual seu status legal e as possíveis mudanças na lei.

Obter cidadania americana por nascimento

Crianças nascidas nos Estados Unidos que tenham pais americanos ou pais que são estrangeiros que estão vivendo legalmente no país. 

Crianças orgulhosas de serem cidadãs americanas

Atente porém aos seguintes detalhes:

- Se a criança nascer nos Estados Unidos ou em outro país e tiver pelo menos um dos país que seja cidadão americano, (seja por nascimento ou naturalização), ela é considerada cidadã americana desde que viva nos Estados Unidos sob a tutela legal do pai ou mão que é cidadão americano.

- Para crianças adotas aplica-se o mesmo princípio, ou seja. é necessário que um do pais seja cidadão americano. É necessário também que a criança cumpra todos os requisitos exigidos para uma adoção legal.

Obter cidadania americana por naturalização

Para se tornar um cidadão americano por naturalizacão é preciso já estar morando nos Estados Unidos com cartão de residente permanente (GREEN CARD) a pelo menos 5 anos e cumprir os seguintes requisitios;

  • check
    Ser maior de 18 anos
  • check
    Saber falar, ler e escrever em Inglês
  • check
    Conhecer a história dos Estados Unidos
  • check
    Ter uma boa conduta moral
  • check
    Não ter antecedentes criminais
  • check
    Ter ficado no país pelo menos 30 meses (dentro desses 5 anos)
  • check
    Não ter ficado fora do país por um contínuo de 6 meses 

Para o processo de naturalização por casamento com um cidadão americano há mudanças no tempo necessário, é preciso ter um green card pelo período de 3 anos, estar no país por 18 meses e não ter ficado fora por 6 meses.

Detalhes importantes sobre os requisitos para obter a cidadania americana por naturalização

O serviço de imigração americano (USCIS)

Para de tornar um cidadão americano é preciso cumprir todas as exigências do serviço de imigração USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services)

Qualquer questão relacionada à imigração e legalização de status é realizada por essa agência que possi serviços disponíveis em diferentes estados.

Serviço de imigração USCIS

Para mais informações visite o site: https://www.uscis.gov/

Status de residente permanente

É essencial ter o status correto de residente permanente nos Estados Unidos para poder aplicar para a obtenção da cidadania americana. Isso significa que você deve ter entrado no país de maneira legal através de um visto e obtido sua residência permanente (green card) que te dá direito de morar no país. 

Cartão de residente permanente (Green Card)

Algo importante para se ter em mente é que o serviço de imigração (USCIS) irá verificar todo seu histórico de imigração e poderá solicitar sua imediata remoção do país caso encontre algo que seja grave como um crime ou algum procedimento ilícito que tenha sido realizado para a obtenção do green card.

Além de ter o green card e morar nos Estados Unidos, é necessário viver no distrito ou estado onde está o USCIS que pretende aplicar para naturalização.

Prova de presença física nos Estados Unidos

Como mencionado anteriormente, você deve ter vivido pelo menos 5 anos nos Estados Unidos com o status de residente permamente, esse tempo não conta quando estava somente com visto, ou seja, são 5 anos após a obtencão do Green Card. Ou (3 anos se está se naturalizando por casamento).

Pagamento de mortage como prova de viver nos Estados Unidos

Viver nos Estados Unidos significa estar fisicamente morando no país que pode ser comprovado através de evidências como uso de cheques, aluguel de imóveis, pagamento de financiamento de imóveis (mortgages ou até mesmo pagamento de contas como água, luz, Internet e telefone.

Após preencher os formulários de aplicação para a cidadania americana, você não poderá deixar o paíse enquanto corre o processo até a data de se tornar um cidadão americano. O USCIS poderá verificar as informações a respeito.

Pagamento de impostos nos Estados Unidos

Como residente permamente no país você deverá pagar os impostos em dia para evitar problemas com o processo de se tornar um cidadão americano. 

Pagamento de impostos nos Estados Unidos

Se em algum momento você se declarar como não residente país para evitar o pagamento de imposto, o governo dos Estados Unidos poderá solicitar a remoção do seu status como residente permanente (green card), o que inviabiliza a sua aplicação para obter a cidadania americana.

Sobre a boa conduta moral

No processo de obtenção da cidadania americana é necessário mostrar que houve uma boa conduta moral durante os anos que esteve vivendo no país.

O USCIS pode averiguar a conduta até mesmo antes em períodos anteriores à obtenção da residência permanente (green card) e após o juramento de lealdade ao país, ato esse que antecede a obteção do certificado de cidadão.

Algemas

Ter uma boa conduta moral significa não cometer crimes como roubos, furtos, agressões, portes ilegal de drogas e armas, dentro ou fora do Estados Unidos.

Muita atenção para esse fato, até crimes realizados em outros países podem servir de motivo para que o USCIS negue a obtenção de cidadania americana.

No momento de preencher a aplicação para se tornar um cidadão americano é necessário informar até mesmos pequenas infrações como multas de trânsito obtidas durante o período em que passou a viver no país.

Esse tipo de infração no entanto não é impedimento para a obtenção da cidadania americana. Mas sempre deve ser informado na aplicação.

Conhecimento da língua (falar, ler e escrever em Inglês)

Para se tornar um cidadão americano é necessário ter conhecimento básico do idioma Inglês suficiente para falar, ler e escrever. 

Testes de conhecimento do idioma

Durante o processo de naturalização há uma entrevista com um agente que irá testar as habilidades do entrevistado com o idioma. Basicamente há uma conversa onde o agente faz várias pergunta sobre as informações que estão no formulário de aplicação ao qual ele tem acesso prévio.

Há também perguntas sobre os fatos históricos do país e conhecimentos cívicos sobre a constituição, leis, direitos e deveres do cidadão americano

Conhecimento civis e de história dos Estados Unidos

Durante os testes serão feitas perguntas relativas a conhecimentos civis e história dos Estados Unidos, principalmente sobre os primeiros presidentes, e fatos históricos relacionados à criação da constituição e emendas. 

Se a pessoa tiver mais que 65 anos de idade e tiver vivido por mais de 20 anos nos Estados Unidos como residente permanente poderá ser dispensada de realizar o exame de história e conhecimentos civis.  

Documentos necessários para o processo

A lista com a informação sobre quais são os documentos necessários para o processo de obtenção da cidadania estão disponíveis no site da USCIS.


Documentos necessários para obter a cidadania americana

Em jan/2018 a lista de documentos informada no site é a seguinte:

  • check
    Cópia de ambos os lados do Green Card
  • check
    Cheque ou "Money Order" com o valor das taxas
  • check
    Formulário G-28 se um advogado está te representando 
  • check
    Se estiver aplicando pelo processo de casamento
  • check
    Evidência que o conjuge é cidadão americano nos 3 últimos anos
  • check
    Certificado de casamento
  • check
    Prova de término de casamentos anteriores
  • check
    Documentos que comprovam a convicência como casal

Importante: Verifique a lista de documentos atualizada para ter certeza que está enviando tudo o que é necessáro. Há outras informações referentes a casos especiais como pessoas com deficiência física, pessoas que passaram por tratamento de reabilitação de drogas, que foram presas, possuem filhos vivendo sob a guarda de outra pessoa, etc

Se a pessoa tiver mais que 65 anos de idade e tiver vivido por mais de 20 anos nos Estados Unidos como residente permanente poderá ser dispensada de realizar o exame de história e conhecimentos civis.  

Custos para obter a cidadania americana

O processo tem um custo para o processamento do formulário e coleta de dados biométricos (impressões digitais) de cada pessoa.

É necessário fazer o pagamento das seguintes taxas:

  • check
    $640 Taxa de preenchimento do formulário
  • check
    $ 85 Taxa de serviços biométricos (impressão digital)
Taxas para obter a cidadania americana

Importante: Os valores das taxas foram consultado no checklist da UCSIS disponível em https://www.uscis.gov/n-400 em janeiro de 2018 quando estou escrevendo esse artigo, Consulte o documento para possíveis alterações de valores no momento que for iniciar seu processo de obtenção da cidadania. 

Passo a passo para a obter a cidadania americana

OK. se você está pronto e decidido a obter a cidadania americana e cumpre com os requisitos, siga os seguintes passo a passo: 

1. Preencha o formuário N-400

2. Tire uma cópia dos documentos 

3. Enviar documentos e cheque ou money order para USCIS

3. Aguarde o retorno da USCIS  sobre a coleta de impressões digitais

4. Visite o local para recolher as impressões digitais

5. Aguarde o retorno da USCIS sobre a entrevista

6. Compareça à entrevista no dia marcado

7. Faça o juramento de lealdade aos Estados Unidos

Formulários,  documentos e pagamento de taxas para a obtenção da cidadania americana

O formulário N-400 deve ser preenchido corretamente e enviado para o Serviço de Imigração Americano (USCIS) acompanhado dos devidos documentos solicitados. Aqui está o link para formulário no site da USCIS.

Ao acessar o site, você irá encontrar o link como mostrado na imagem a seguir, é um arquivo em formato PDF que deve ser baixado e preenchido.


Formulário para obter a cidadania americana

O formulário N-400 (versão de jan/2018)  possui 20 páginas que devem ser preenchidas com a ajuda de um advogado de imigração se necessário para garantir que as todas as informações estejam 100% corretas.

PARTE 1: Informação sobre eligibilidade

Solicita informações sobre o tempo de residência nos Estados Unidos, sendo exigido os 5 anos mínimos com green card ou 3 anos quando é processo e casamento com cidadão ou cidadã americana. Há também a opção de marcar se está com outro tipo de processo. Escolha somente uma das alternativas.

Há também um campo para preenchder o "9 Digit A-Number" esse é o número que está no seu Green Card (Alien Number) 

PARTE 2: Informação pessoais

Nessa parte você ira preencher os dados pessoais. Tenha em mão seu green card e social security. Veja a seguir a lista de informações solicitadas:

  • check
    Nome, nome do meio e sobrenome
  • check
    Número do social security
  • check
    Numero da conta online na USCIS (crie a sua no site)
  • check
    Gênero (masculino/feminino)
  • check
    Data de nascimento
  • check
    Data que se tornou um residente permanente
  • check
    País de nascimento
  • check
    País de cidadania
  • check
    Possui alguma deficiência física ou mental
  • check
    Tem os requisitos para dispensa do teste de história ?  

PARTE 3: Acomodações especiais para deficientes

Se possui alguma deficiência e precisa de acomodações especiais, deve informar se é cego, surdo ou precisa de cadeira de rodas.

PARTE 4: Informações para contato

Informe seu telefone para contato durante o dia, e durante a noite. Informe também o telefone de trabalho e endereço de email. 

PARTE 5: Informações sobre residência

Você deve informar todos os endereços de onde viveu nos últimos 5 anos. Se não houver espaço suficiente para preencher todos os endereços, você poderá utilizar um papel adicional. Abaixo os dados que são solicitados:

  • check
    Nome da rua, número do ímóvel e apartamento
  • check
    Cidade
  • check
    Condado (County)
  • check
    Estado
  • check
    Zip Code
  • check
    Data de residência

PARTE 6: Informações sobre os pais

Se nenhum dos pais é um cidadão americano, essa parte não precisa ser preenchida. Simplesmente ignore-a e vá para a parte 7

PARTE 7: Informações biográficas

As informações nessa parte serão utilizadas para uma possível verificação de antencedência. Preencha corretamente conforme solicitado:

  • check
    Etnia
  • check
    Raça
  • check
    Altura em "feet e inches" (pés e polegadas)
  • check
    Peso em "pounds" (libras)
  • check
    Cor dos olhos
  • check
    Cor dos cabelos

PARTE 8: Informações sobre emprego e escolas

Preencha todas as informações referentes ao seu trabalho e locais onde estudou nos últimos 5 anos. É possível informar se trabalha para uma empresa, se trabalhar por conta própria ou se está ou esteve desempregado.

O preenchimento deve ser feito com os dados mais atuais para o mais antigo

PARTE 9: Período fora dos Estados Unidos

informe os perídos que esteve fora dos Estados Unidos nos últimos 5 anos

  • check
    Data de saída dos Estados Unidos
  • check
    Data de retorno aos Estados Unidos
  • check
    A viagem durou mais de 6 meses? (sim/não)
  • check
    Quais os países que visitou durante a viagem
  • check
    Total de dias fora dos Estados Unidos

PARTE 10: Informações sobre o estado civil

Você deverá informar o seu estado civil, conforme solicitado: 

  • check
    Solteiro/casado/separado/divorciado/viúvo/casamento anulado
  • check
    Conjuge faz ou fez parte das forças armadas americanas?
  • check
    A viagem durou mais de 6 meses? (sim/não)
  • check
    Quantas vezes já foi casado(a)?
  • check
    Esta casado(a) atualmente ?

Se responder sim para essa última questão terá que preencher as informações a respeito do cônjuge como o sobrenome atual e anterior data de nascimento e do casamento e endereço onde mora atualmente.

PARTE 11: Informações sobre os filhos

Essa parte é importante e você deve preencher as informações relativas a todos os filhos, mesmo os que nasceram e moram em outro país com outras pessoas, são adotados, os que já faleceram ou estão desaparecidos

As seguintes informações são solicitadas:

  • check
    Nome, nome do meio e sobrenome
  • check
    Número do cartão de residência permanente (Green Card)
  • check
    Data de nascimento
  • check
    País de nascimento
  • check
    Endereço onde o filho mora, número e apartamento
  • check
    Cidade
  • check
    Condado
  • check
    Estado
  • check
    ZIP Code
  • check
    País

PARTE 12: Informações adicionais sobre você

São 50 questões onde você deverá responder sim ou não sobre as atividades que já esteve ou não envolvido(a), uso de entorpecentes, e outras informações do gênero. Responda às questões de maneira mais honesta possível que o USCIS tenha todas as informações corretas a seu respeito.

PARTE 13: Declaração e assinatura

Você irá marcar a opção informando se entende ou não Inglês e se pode ler e responder as questões por conta própria ou se precisou de um intérprete.

Caso tenha utilizado um intérprete terá que fornecer os dados na parte 14

Caso alguém tenha preenchido o formuário por você, também terá que fornecer os dados na parte 15.

Após preencher as informações, você deverá assinar o formulário.

PARTE 14: Informações do intérprete

Caso tenha utilizado um intérprete para ler e responder as questões, deve preencher os campos com as informações:

  • check
    Nome, nome do meio e sobrenome
  • check
    Nome da empresa (se possuir uma)
  • check
    Endereço completo com número e apartamento
  • check
    Cidade
  • check
    Condado
  • check
    Estado
  • check
    ZIP Code
  • check
    País
  • check
    Telefone
  • check
    Endereço de email

Após preencher todas as informações, o intérprete deverá assinar o formulário

PARTE 15: Informações de quem preencheu o formulário

Se outra pessoa preencheu o formulário por você, todas as informações dela deverão constar nessa parte ( as mesmas solicitadas na parte 14).

Após preencher todas as informações, a pessoa deverá assinar o formulário

PARTE 16: Assinatura e entrevista

Nessa parte, simplesmente há uma declaração sobre as informações corretas no preenchimento do formulário sob pena de perjúrio. Se você preencheu tudo corretamente com informações verdadeiras, basta assinar o documento. 

Há um espaço onde um agente da USCIS também irá assinar.

PARTE 17: Renúncia de título estrangeiro

Se você é homem e viveu nos Estados Unidos entre 18 e 26 anos terá que preencher essa parte de renúncia de título.

PARTE 18: Juramento

Você deverá participar em uma cerimônia de juramento (Oath of Alligence), e nessa parte 18 simplemente deve assinar que está concordando com isso.

A cerimônia de juramento (Oath of Alligence)

Chega então aquele momento especial do juramento onde muitas pessoas sentem friozinho na barriga, ou como costuma-se dizer por aqui, "borboletas voando no estômago", algumas pessoas até choram durante a cerimônia ao notar que naquele momento estão se tornando cidadãos americanos.

Juramento para obter cidadania americana

Durante essa cerimônia você estará jurando lealdade aos Estados Unidos e aceitando defender a constituição e o país de todos os inimigos, sejam eles internos ou externo. Veja abaixo um exemplo da declaração.

Jurando lealdade aos Estados Unidos para obter cidadania americana
Juramento para obter a cidadania americana

Perguntas frequentes sobre obtenção da cidadania

O processo para obter a cidadania Americana envolve muitos detalhes e depende do caso específico de cada pessoa. Veja abaixo uma lista com as perguntas mais frequentes sobre o assunto:

1. Qual o prazo para aplicar para a cidadania americana?

Não há prazo específico depois dos 5 anos que já possui seu green card, ou seja, se aplicar depois de 6, 7 ou 8 anos a aplicação também poderá ser aceita pela USCIS. Porém é interessante aplicar o quanto antes.

2. Posso aplicar um pouco antes de completar os 5 anos?

Sim. com 90 dias antes da data de completar 5 anos de green card você já poderá aplicar para a obter a cidadania americana. Mas atenção para não enviar a aplicação antes desse período, ou ela será recusada. 

No caso de naturalização por casamento é possível aplicar 90 dias antes do prazo de 3 anos que possui o green card.

3. Posso reagendar a data da entrevista na USCIS?

Sim. é necessário justificar a ausência na entrevista para reagendar uma nova data. Envie uma carta com a justificativa e evidências para suportá-la. 

4. Posso perder minha cidadania americana?

É algo muito raro de acontecer pois uma vez que você tenha obtido sua cidadania americana você herda os direitos de uma pessoa que nasceu nos Estados Unidos com excessão de se canditar a presidente e vice presidente, os demais direitos são iguais,

5. Existe um certificado de cidadania americana?

Sim, ao término da cerimônia de juramento (Oath of Allegiance), é emitido um certificado com a informação que você um cidadão americano

6. O que ocorre se eu perder o certificado de cidadania?

Você pode solicitar a emissão de outro certificado através do preenchimento de formulário e pagamentos de taxas.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre obter a cidadania americana, por favor deixe um recado aqui em embaixo e não esqueça de compartilhar.

Clique aqui para deixar um comentário abaixo 0 comentários