Como tirar o green card

Quer realizar seu sonho de tirar o green card e morar nos Estados Unidos? Então você está no lugar certo pois nesse artigo irei explicar quais são as diferentes formas de obter esse documento tão importante para imigrantes.

Green Card Americano

Você irá aprender quais são os requisitos para tirar o green card. Nós mesmos obtivemos nossa residência permanente através do processo de visto de trabalho L1, E foi algo que realmente valeu muito a pena.

Entenda o que é o Green Card

Antes de falar sobre tirar o green card, vamos primeiro entender extamente o que é esse documento e quais são os benefícios que ele irá te proporcionar.

O nome oficial do green card é cartão de residência permanente, ou seja, ele está diretamente ligado à autorização para você residir nos Estado Unidos.

Imigrar para os Estados Unidos

Com esse documento você pode morar, estudar e trabalhar no país por um determinado período que depende das regras da imigração vigente.

Qual o prazo de validade do Green Card?

No ano de 2016 quando tiramos nosso green card, a regras de imigração para Brasileiros permitem obter o documento com prazo de validade de 10 anos.

No momento em que for tirar o seu green card é fundamental consultar um advogado de imigração ou visitar o site do serviço de imigração americano USCIS para verificar a informação. Aqui está o link para a USCIS.

Não confunda green card com visto ou cidadania

Para entrar nos Estados Unidos é necessário possuir no mínimo um visto que condiz como o que pretende fazer no país. Antes de viajar você precisa tirar um visto que pode ser de turista, de estudante, de trabalho ou de outro tipo. 

O visto é um documento que é anexado ao seu passaporte Brasileiro e deve ser apresentado para o agente de imigração americano no momento que chegar ao país. O visto não tem absolutamente nada a ver com o green card.

Para saber mais sobre vistos, leia o artigo: ​ Como tirar o visto americano

O green card é um documento que está além do visto, ou seja, depois que você tem o seu visto de trabalho por exemplo, pode aplicar para o processo de obtenção do green card. Mas tudo isso depende de vários fatores.

Visto Green Card e Cidadania americana

O próximo passo possível depois de ter o seu green card é obter a cidadania que irá garantir vários direitos como um cidadão (ã) americano (a), o que inclui até mesmo votar para presidente ou se candidar a determinados cargos.

Para saber mais, leia o artigo: Como obter a cidadania americana

Com qualquer visto posso aplicar para o green card?

Não. Há vistos específicos que permitem aplicar para tirar o green card. Você não pode aplicar para obter residência permanente com um visto de turista,  

Vistos relacionados a trabalho são mais indicados para quem deseja ir além e dar o próximo passo para obter o direito de morar nos Estados Unidos.

O visto de noivo(a) também permite aplicar para a obtenção da residência permanente desde que uma das partes seja um cidadão(ã) americano(a).

Vou discutir agora com mais detalhes quais são os processos pelos quais você pode adquirir seu tão sonhado cartão de residência permanente.

Principais formas de obter o green card

Existem diferentes maneiras para obter a residência permanente, tenha em mentes que irei listar algumas delas, porém o processo de imigração pode variar e em alguns casos surgem novas formas de aplicação, sugiro que faça uma consulta com um advogado de imigração para avaliar o seu caso.

Exemplo maneiras pelas quais você pode aplicar para o green card:

  • check
    1. Através de um visto de trabalho
  • check
    2. Através de um visto de intercâmbio
  • check
    3. Através de um visto de refugiado
  • check
    4. Por casamento com um cidadão americano
  • check
    5. Por intermédio de um parente com cidadania americana
  • check
    6. Através da loteria do green card
  • check
    7. Através de investimento

1. Com visto de trabalho

Ter um visto de trabalho permite que você possa ficar no país por um tempo determinado contratado por uma empresa. E se cumprir as condições para a aplicação para o green card, poderá fazê-lo com o auxílio de um advogado.

Exemplos de vistos  de trabalho permitem obter residência permamente:

- Visto de trabalho L1A e L1B

Com um desses vistos é possível morar e trabalhar nos Estados Unidos enquanto estiver empregado pela empresa que o apoiou para obter a residência permanente. A empresa deve participar como "sponsor" durante o processo que deve ser conduzido por um advogado de imigração.

Para aplicar usando esse tipo de visto é necessário provar que está trabalhando para a empresa como gerente ou executivo. Também deve ter provas que a empresa é sólida financeiramente e que seu visto L1 é válido.

- Vistos de trabalho L1A - Gerentes e executivos

Entre esses dois tipos de vistos, o L1A permite que o processo seja mais fácil e rápido. Abaixo as vantagens  iniciar a petição com esse tipo de visto:

  • check
    Não é necessário passar pelo processo de certificado laboral
  • check
    A residência permamente não é condicional
  • check
    O processo é mais rápido que outros vistos

Para iniciar o processo com esse visto é necessário que a empresa para qual trabalha preencha o formulário I-40 (petição para trabalhadores imigrantes) e o formulário I-485 (ajuste de status).

- Vistos de trabalho L1B - Conhecimento ou habilidade especializada

Se você possui esse tipo de visto é necessário passar por um processo de certificação laboral conhecido como PERM que pode levar muito tempo para ser aprovado. em alguns casos pode demorar até alguns anos. 

2. Com visto de intercâmbio

Uma outra opção para aplicar para sua residência permamente é através do visto de intercâmbio (J1). Não é algo simples e rápido, mas pode dar certo.

Se você vem para os Estados Unidos por exemplo através de um intercâmbio apoiado por uma instituição como uma universidade que precisa fazer uma pesquisa, você pode usar um visto de intercâmbio válido por 2 anos e depois solicitar um waiver que irá extender o período e aplicar para o green card.

Como acontece em outros processos, é necessário preecher o formulário I-40 (petição para trabalhadores imigrantes) e o I-485 (ajuste de status).

3. Com visto de refugiado

Pessoas que são refugiadas de alguns países (não é o caso para o Brasil) podem aplicar para obter o green card após estarem vivendo a pelo menos 1 anos nos Estados Unidos. Essa situação é rara para o caso de brasileiros.

4. Por casamento com cidadão americano

Noivos de americanos podem tirar um visto K1 que permite a entrada no país para se casarem em até 90 dias. Depois do casamento é necessário preencher o formulário I-130 e juntamente com outros documentos iniciar o processo para a obtenção do green card.

5. Por intermédio de parentes

Com o status de cidadão americano (um passo além do green card) é possível iniciar um processo para trazer parentes como pais e irmãos.

6. Pela loteria do green card

O governo americano faz um sorteio para premiar com o green card. Embora seja algo difícil de ganhar, há sempre uma chance. Eu mesmo já conversei com uma pessoal da Colômbia que já ganhou e mora aqui nos EUA.

7. Por investimento

Se você pode investir uma quantia de 500 mil dólares no país para abrir um negócio que gere pelo menos 10 empregos poderá aplicar para o Visto EB5.

Conclusão

Existem diferentes maneiras de conseguir obter o green card, tudo depende das condições em qual se encontra. O que deve ficar claro no entanto é que primeiro é necessário seguir o passo a passo de ter o visto que dê as condições de iniciar o processo para obtenção da residência permanente.

Outro fator importante que de deve levar em consideração é que o processo não é fácil e nada ocorre do dia para a noite. Tudo leva um determinado tempo e há custos envolvidos com advogados, documentação e taxas.

Consulte sempre um advogado de imigração para saber sobre seu caso.

Gostaríamos de saber sobre suas dúvidas e experiências, deixe abaixo seus comentários, nos conte se tem o sonho de morar nos Estados Unidos e quais dos processos podem vir a enquadrar para o seu caso.


Clique aqui para deixar um comentário abaixo 0 comentários