Como é morar em miami

Se está curioso para saber como é a morar em Miami, chegou ao lugar certo.

Já passamos por isso e temos experiência suficiente para falar do assunto pois viemos para Miami e aqui nos estabelecemos para morar, trabalhar e estudar.

Nesse artigo irei falar sobre a vida em Miami e vários dos fatores importantes que deve considerar antes de se aventurar a mudar para cá. Continue lendo...

Como é morar em Miami

Já passamos por isso e temos experiência suficiente para falar do assunto pois viemos para Miami e aqui nos estabelecemos para morar, trabalhar e estudar.

Miami não é Miami Beach

OK, você viu essa foto com uma bela praia e uma placa bonita que diz "Miami Beach", então você acha que Miami é tudo sobre a praia, certo?

Não é bem assim. Miami e Miami Beach são cidades diferentes, e há muitas outras cidades por aqui que nem mesmo têm praia.

Eu sei que na TV e no cinema, na maioria das vezes eles mostram Miami com um monte de gente bonita se divertindo em uma praia linda e eles não estão errados, você pode encontrar esse tipo de coisa aqui, mas não no coração do cidade.

A localização de Miami

Dê uma olhada nos mapas do Google e você encontrará Miami e a região ao redor da cidade. Se você se mudar para Miami Springs, por exemplo, você está longe da praia que fica em Miami Beach, claro!

Dê uma olhada novamente no mapa e você verá algumas cidades como Kendall, Coral Gables, Doral (onde eu moro), Miami Shores, Miami Lakes, etc.

São cidades que não fazem parte da cidade de Miami, são cidades independentes com prefeito, polícia e corpo de bombeiros, escolas, hospitais, etc.

Veja no exemplo abaixo as informações que retornam se você procurar pelo prefeito da cidade, há um para Miami e outro para Miami Beach.

Prefeito de Miami em 2018

Prefeito de Miami

Francis X. Suarez

Prefeito de Miami Beach em 2018

Prefeito de Miami Beach

Philip Levine 

Assim como Miami, todas essas cidades fazem parte do condado de Miami-Dade.

O aeroporto internacional de Miami (MIA) está localizado no coração da cidade e de lá você pode chegar à praia em cerca de 30 minutos.

Aeroporto Internacional de Miami

De acordo com o relatório da MIA do ano passado (2017), mais de 44 milhões de passageiros voaram desse aeroporto. É realmente um número impressionante que é igual a toda a população de um país como a Argentina.

População de Miami

A população estimada é de 441 milhões de pessoas, com uma densidade de 12.875 pessoas por milha quadrada e que faz de Miami a 44ª cidade mais populosa dos EUA. (e mais pessoas estão chegando a cada ano).

Informações demográficas de Miami

De acordo com o Censo de 2010, o a distribuição racial/étnica de Miami é:

- Branco: 72,6% (não hispânico: 11,9%)
- Negro ou afro-americano: 19,2%
- Asiático: 1,0%
- Nativo americano: 0,3%
- Ilhas do Pacífico ou Havaianos: 0%
- Duas ou mais raças: 4,2%
- Outra raças: 5,4%
- Hispânico ou Latino de qualquer raça: 70%

Idioma em Miami

A maioria das pessoas em Miami fala espanhol.

A maioria em Miami fala espanhol

Se você está vindo para a cidade, é provável que você não entenda completamente o idioma porque pessoas falando espanhol estão em toda parte da cidade e alguns deles não falam inglês.

A cidade tem 23% de pessoas que falam inglês, 70% que falam espanhol e 7% que falam outros idiomas da Europa, Ásia e outras regiões.

Custo de vida em Miami

Não é caro morar em Miami. Em comparação com outras cidades como Nova York ou Los Angeles, a cidade tem preços razoáveis para viver.

o aluguel médio para um apartamento de um quarto é de  $ 2.000 por mês.

Serviços como Internet e TV custam, em média,  $ 80 e se você tiver que pagar pela água e a eletricidade, basta acrescentar cerca de US $ 80 à conta mensal.

Mantimentos e outras coisas vão custar, em média, de  $ 300 a $ 400 por mês, se você estiver preparando sua própria comida em casa e saindo de vez em quando para algumas refeições rápidas e baratas.

Refeições

Almoço básico (incluindo uma bebida) $ 20
Big Mac, Wendy's ou Burger King $ 7
Sanduíche slam no Dennys  $ 10

Supermercado

Pão para 2 pessoas $ 2.40
1 litro de leite  $ 1,10
1 kg de maçãs  $ 3,80
1 kg de tomate $ 4.40
2 litros de Coca-Cola $ 2.40
12 ovos  $ 4,40
1 kg de batatas US $ 1,70
1 kg de queijo  $ 15

Habitação

Internet 25 Mbps, $ 50 por mês
TV de tela plana de 50 ", $ 280
Direct TV $ 35 ~ $ 70 / mês

Saúde e cuidados pessoais

Visita a um médico particular $ 100
Antibióticos (12 doses) $ 26
Tylenol $ 10
Tampax (32 unidades)  $ 9,50
Desodorante (50ml) $ 5
Xampu para cabelos (400 ml) $ 10
Pasta de dentes  $ 2,40
Corte de cabelo masculino $ 30

Transporte

1 galão (3.8l) Gasolina $ 2.80
Táxi por 5 milhas (dia útil) $ 20
Carro alugado (Nissan Sentra) $ 280 / mês

Entretenimento

Jantar fora por dois $ 60
Ingressos para o cinema $ 12
Jantar para dois em um restaurante tradicional (com vinho) $ 100
Cerveja (500ml) $ 6

As praias de Miami

South Miami é o lugar que você tem que visitar, principalmente a Ocean Drive Street que é onde tem muitos restaurantes e locais para relaxar e curtir.

Miami Beach

Mas se você vem de países como o Brasil e está acostumado a visitar belas praias, você não ficará tão impressionado (eu não fiquei).

Eu prefiro visitar algumas outras praias no norte, como Hollywood, eu acho que eles são muito melhores e com menos algas (Miami South Beach tem algas).

Mas no geral, todas as praias são geralmente muito limpas e seguras, você pode visitar o local com sua família e levar tudo o que quiser sem medo de assaltos.

O trânsito em Miami

As pessoas dizem que o trânsito é ruim em Miami, mas isso depende muito do ponto de vista de cada um em comparação ao trânsito que já conhece.

Durante as horas de pico, é claro, há muitos carros pela região, porque as pessoas estão indo ou vindo do trabalho, mas geralmente, mesmo em horas de pico, não é comum ficar no trânsito mais do que os 40 minutos.

Eu costumava trabalhar em São Paulo, onde o trânsito é realmente muito pesado, então considero normal o trânsito em Miami.

Trânsito em Miami

Talvez você esteja vindo de um lugar onde possa ir rápidamente para o trabalho, então você vai achar que o trânsito de Miami é ruim, mas acho que as pessoas reagem exageradamente na maior parte do tempo.

Todo mundo está tão confortável em um carro com ar condicionado, música e às vezes até com algum amigo para conversar, então por que ficar tão nervoso?

A vida em Miami é segura

Na minha opinião, Miami é um lugar seguro, você pode ir a lugares diferentes sem a preocupação de ser assaltado ou ser vítima de algum crime. Após 5 anos morando aqui, nunca tive nenhum problema, nem ouvi reclamações de amigos.

Claro que coisas ruins podem acontecer, nenhum lugar é 100% seguro, mas em geral, a vida em Miami é boa o suficiente e eu não posso reclamar.

Segurança em Miami

E que tal furacões em Miami? Este é um tópico interessante para se falar, porque as pessoas geralmente se preocupam com a segurança relacionada a furacões.

No ano passado eu estava no meu apartamento com minha família enquanto o furacão Irma estava batendo nas paredes do lado de fora. Nós estávamos bem e absolutamente nada aconteceu com a gente.

Nem mesmo um arranhão em nossos carros (mas eu acho que tivemos sorte) pois depois do furacão nós vimos mutas árvores que caíram sobre carros.

As pessoas são amigáveis

Quando você vem para Miami você encontra pessoas legais (a maioria delas fala espanhol). que vieram da América Latina e América Central em sua maioria.

Os latinos são muito abertos para uma conversa e para fazer novos amigos, você pode ir a um lugar agradável para se divertir e conhecer pessoas que vêm de diferentes países.

Se você não fala espanhol, provavelmente terá um pouco de dificuldade para entender o significado da conversa, porque há muitas palavras misturadas nas frases com o Inglês, uma maneira muito comum de se falar aqui em Miami.

Esse é o "Spanglish" e você pode encontrá-lo o tempo todo em todos os lugares que você vai.

Ao ir a um lugar para uma refeição, a primeira língua que as pessoas tentam se comunicar é o espanhol, eles assumem que é sua primeira língua, ou eles realmente não sabem muito inglês, então eles simplesmente usam uma combinação de inglês e espanhol.

Educação em Miami

O sistema educacional em Miami é bom e não posso reclamar disso.

No Brasil, eu costumava pagar para ter minha filha estudando em uma escola particular, mas aqui em Miami, não há necessidade de fazer isso porque as escolas públicas são boas o suficiente.

Você pode usar escolas particulares se quiser,  se acha que é melhor para os seus filhos. De qualquer forma, as crianças geralmente amam a vida em Miami.

Trabalho em Miami

Trabalhar em Miami não é difícil, há todo tipo de emprego que uma grande cidade pode oferecer, principalmente se você fala pelo menos o espanhol.

Mesmo sem saber falar Inglês é possível trabalhar em diferentes lugares, porém para conseguir um emprego mais qualificado, falar o idioma é essencial.

Tenha em mente porém que não basta simplesmente pegar um vôo para o país com um visto de turista e sair procurando emprego, isso na verdade é ilegal.

Apesar de ter muitas pessoas que acabam fazendo isso, eu NÃO recomendo essa prática, pois não pode conseguir um emprego oficial em empresas que seguem as leis corretamente, pois irão exigir que tenha o status legal para trabalhar.

Se você tem as condições legais para trabalhar pode buscar vagas de todo o tipo, como engenheiro, vendedor, técnico, bancário, advogado, etc, 

Desde que faça o processo de adequar seu diploma ao sistema americano, o que na maioria das vezes envolve fazer cursos adicionais no país.

Para outros empregos mais tradicionais no comércio, bartender, motorista e coisas do gênero, basta ter um bom curriculum e dar conta do recado.

Conclusão

As pessoas têm uma opinião diferente sobre tudo, e é o mesmo quando se fala de morar em outra cidade. 

Neste post, eu apenas lhe dei minha opinião pessoal sobre a vida em Miami e posso dizer que minha família e meus amigos compartilham tal opinião.

Se você está planejando se mudar para Miami, eu recomendo que venha com uma mente aberta e talvez aprenda um pouco de espanhol, porque isso pode ajudá-lo a fazer novos amigos e também ter uma melhor comunicação.

Espero que aproveite a cidade.

E por favor compartilhe este post com seus amigos.

Tags:, , ,
Previous Post
mulheres segurando bandeira americana
Moradia

Prós e contras de morar nos Estados Unidos

Next Post
Como tirar o visto de noiva nos E.U.A.
Documentos

Como tirar visto de noiva para os EUA (K1) passo a passo