Como tirar visto de noiva para os EUA (K1) passo a passo

Você é casada ou está prestes a se casar ? Talvez  essa seja a sua chance de tirar visto de noiva para os EUA e depois conseguir a residência (Green Card). 

Tudo depende do seu status de imigração e se seu noivo é um cidadão dos EUA. 

Se está interessada nesse assunto, continue lendo...

Como tirar o visto de noiva nos E.U.A.

É possível obter visto de noiva e um green card casando-se com um cidadão dos E.U.A.  Neste artigo, explicarei (em detalhes) como você pode conseguir isso.

Obtenha primeiro o visto de noiva ( K-1 )

Digamos que você esteja namorando um cidadão dos EUA e queira ficar noiva e se casar. Você tem o direito de perseguir seu sonho, basta correr atrás.

Depois de tomar essa importante decisão, você precisa agir para tornar o seu sonho realidade e o primeiro passo é preencher a documentação apropriada para um visto de noiva (K1), e posteriormente, você solicitará um Green Card. 

Há etapas a serem cumpridas para morar nos E.U.A. que vão do visto à cidadania, para entender mais a respeito, recomendo que também leia os outros artigos:

Case-se nos Estados Unidos

Você só precisa solicitar um visto K-1 para se mudar para os EUA como noiva de um cidadão americano e se casar em 90 dias. (É um tempo razoável).

Logo após o casamento, você pode solicitar o status de residente permanente legal nos Estados Unidos (também conhecido como "green card").

Uma visão rápida de todo o processo

OK, para facilitar a compreensão, vamos dar uma olhada rápida em todo o processo do visto K-1 e depois detalhá-lo passo a passo. Leia com atenção !

Nas etapas abaixo, você verá alguns nomes de documentos que começam com a letra "I", esses são os formulários e avisos do governo dos EUA.

O USCIS é o "Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos"

1. Faça uma petição no formulário I-129F para a USCIS no Texas, EUA.

2. Receba o documento I-797C do USCIS

3. Receba a aprovação I-797 do USCIS

4. O USCIS envia a aprovação para a embaixada dos EUA no país do noiva.

5. Receba a carta do NVC (National Visa Centrer)

6. Aplique para o visto de noiva K-1 com o formulário DS-160

7. Faça um exame médico e agende a entrevista no consulado americano

8. Vá para a entrevista do visto

9. Seja aprovada na entrevista do visto

10. O visto K-1 é carimbado no seu passaporte.

11. Vá para os EUA para se casar em 90 dias

12. Preencha o formulário I-485 (ajuste de status)

13. Obtenha o social security number (SSN).

14. Obtenha um green card condicional de 2 anos

15. Prove que seu casamento é legítimo (não é uma fraude).

16. Preencha o formulário I-751 para remover o condicional de 2 anos

17. Prepare-se para se tornar um cidadã dos EUA.

Informação rápida sobre custos

Abaixo uma visão geral rápida sobre os custos do visto de noiva K-1

Taxa da petição I-129F (passo 1): $ 535

Exame médico (passo 6): US $ 200

Aplicar para o visto K-1 (passo 7): $ 265

Licença para se casar (passo 11): $ 35

Taxa da aplicação do formulário I-485 (etapa 12): $ 1,225

Taxa da aplicação do formulário I-751 (etapa 12): $ 680

* Isso dá cerca de US $ 2.940 com taxas diretas, não inclui os custos indiretos de viagem, casamento ou taxas para crianças (se houver). Mas tenho certeza que você já tem uma ideia sobre custos de viagem e casamento, não é mesmo?

Como solicitar o visto de noiva K-1?

Tudo bem, agora você sabe quais são os passos a passos para obter o visto de noiva K-1, você precisa entender os detalhes, vamos a eles:

1. Faça a aplicação com o formulário I-129F, Petition For Alien Fiancé (e).

Nesta primeira etapa, o cidadão americano (noivo) deve preencher e enviar o formulário I-129 que é uma petição para solicitar a aprovação do início do processo do visto da noiva que mora em outro país.

Se o casal já é casado em outro país, o processo é o mesmo e o cônjuge pode vir para os EUA com um visto K-3 e os filhos do cônjuge têm um visto K-4.

Você pode baixar o formulário I-129F no site do USCIS

Veja a seguir as intruções sobre como preencher o formulário I-129F

Parte 1 - informações sobre o cidadão americano (noivo)

A parte 1 do formulário deve ser preenchida pela pessoa que é o cidadão dos EUA (noivo) com todas as informações com nomes, datas e histórico de empregos nos últimos 5 anos.

Todas as informações devem ser precisas, não seja uma pessoa preguiçosa e não tente inserir nenhuma informação apenas para preencher o formulário, qualquer erro pode causar dor de cabeça mais tarde.

Se houver um relacionamento antigo, como casamento ou divórcio, ele deve ser incluído nesta seção e você precisará de documentos para apoiar as informações.

As informações de seus pais também devem ser fornecidas nesta seção.

Parte 2 - informações sobre a noiva (que vive no Brasil)

O processo é semelhante à parte 1, apenas não perca nenhuma informação.

Para a questão 54 é importante ser muito honesto e incluir todos os detalhes em uma folha separada onde você deve falar sobre seu relacionamento desde o começo, desde a primeira vez que se encontrou até o dia em que decidiu se casar. Não deixa nada de lado e inclua tudo o que puder.

Verifique se o endereço e o número de contato estão corretos, para que o noivo possa receber os documentos da embaixada dos EUA nas outras partes do processo.

O mesmo se aplica aqui para o relacionamento anterior. Se houver algo como casamento ou divórcio, ele deve ser incluído nesta seção e você precisará de documentos, como certificados, para dar suporte às informações.

Parte 3 - outras informações

Na parte 3, apenas seja honesto e inclua as informações sobre seu histórico criminal. Qualquer coisa relacionada registros criminais.

Informe também se você já fez uma petição K-1 antes.

Parte 4 - Informação biográficas

Basta digitar as informações biográficas e tudo estará OK.

Parte 5 - Declaração do peticionário, informações de contato, declaração e assinatura

Se um advogado ou outra pessoa estiver preenchendo a petição em nome do cidadão dos EUA, suas informações devem ser inseridas no formulário.

O formulário deve ser datado e assinado.

Parte 6 - Informações de contato, certificação e assinatura do intérprete

Se alguém estiver ajudando você a traduzir ou interpretar as perguntas, suas informações devem ser fornecidas nesta parte do formulário, em seguida, datado e assinado.

Parte 7 - Informações de contato, declaração e assinatura da pessoa que prepara esta petição, se for diferente do peticionário.

Basta digitar as informações sobre a pessoa que está preparando o formulário.

Parte 8 - Informação Adicional

Você só pode preencher essa parte se não houver espaço nas seções anteriores para inserir todas as informações. Se não é o seu caso, deixe em branco.

2. Receba o I-797C do USCIS

O I-797C é o documento que o USCIS envia para confirmar que seu formulário I-129F foi recebido. Não é uma aprovação, mas apenas as informações para que você saiba que elas têm seu formulário e irão avaliá-lo.

As pessoas também chamam este documento de NOA1 (Aviso de Ação 1), porque é o primeiro aviso que você recebe após enviar o I-129F para o USCIS.

NOA 1

2. Receba o I-797C do USCIS

Neste momento você ainda não tem qualquer aprovação. Esta é apenas uma notificação de que eles receberam seu formulário. Demora cerca de uma semana para receber esta notificação.

Às vezes é necessário enviar mais informações e o USCIS informará você. Portanto, seja muito paciente e envie tudo o que eles pedem.

Enquanto aguarda a aprovação (que virá na próxima carta), você pode verificar o status do aplicativo no site do USCIS.

Verificação do processo de visto de noiva

Existem diferentes centros de serviços do USCIS. O principal é no Texas, você pode receber uma notificação de outro centro de serviços que está processando seu formulário, então você precisa inserir as informações ao verificar seu caso.

A informação do centro de serviços vem no NOA 1 (I-797C).

3. Receba a aprovação I-797 do USCIS

O I-797 é a segunda notificação que você receberá e essa é a aprovação para avançar com o processo de visto K-1. Mas ainda não é um visto.

Dê uma olhada na parte inferior da página, onde você pode ver as informações:

"THIS IS NOT A VISA AND MAY NOT NE USED IN PLACE OF A VISA"

"ESTE NÃO É UM VISTO E NÃO PODE SER USADO NO LOCAL DE UM VISTO"

NOA 2 - I797

Este documento é muito importante e você já pode começar a fazer sua dancinha de felicidade e sair para comemorar o recebimento????

O aviso tem seu nome e o número Alien que é usado sempre que for necessário se comunicar com a USCIS. Mantenha essa informação segura.

Normalmente, este documento é válido por cerca de 4 meses, é o tempo que você deve se inscrever para o visto K-1 e dar os próximos passos.

Caso você perca o prazo, um agente da embaixada dos EUA avaliará seu caso para possivelmente prolongar o período de inscrição. No entanto, não é recomendável que corra riscos. Aplique para o K-1 o mais rápido possível.

4. O USCIS envia a aprovação da petição (I-797) para a embaixada dos EUA no país do noiva (Brasil)

A embaixada dos EUA no país do noiva receberá uma cópia eletrônica da I-797 e estará disponível para o agente no momento da entrevista.

Às vezes, durante a entrevista, o agente da embaixada dos EUA diz que sua cópia ainda não está no sistema. Mas não se preocupe, eu já vi isso acontecer antes.

Geralmente é apenas uma falha no sistema ou a informação ainda não foi atualizada. De qualquer forma, o agente ainda processa o visto K-1 e aguarda que o sistema seja atualizado antes enviar o visto para para sua casa.

5. Receber a carta do NVC (National Visa Center)

O NVC enviará uma carta informando que sua petição foi enviada para a embaixada dos EUA no Brasil e você recebe um número de processo.

A carta tem tudo o que você precisa saber, incluindo o endereço onde você precisa ir para uma entrevista. (veja a figura abaixo).

Carta da NVC Visto K1

Dependendo do país que o noivo vive, o processo pode ser um pouco diferente, se de repente você não está no Brasil, consulte o consulado de onde vive.

A embaixada dos EUA no Brasil envia um pacote com todas as informações necessárias para solicitar o visto K-1, incluindo o formulário DS-160 (pedido de visto para não-imigrantes). Você pode também aplicar online.

6. Aplique para o visto K-1 com o formulário DS-160

Dos passos 1 a 5, a bola estava com o noivo nos EUA, agora ela muda para a noiva no Brasil. É necessário solicitar o visto de não-imigrante com o DS-160.

A noiva pode aplicar para o visto K-1 e preencher o DS-160 online. O site é o ceac.state.gov (veja a imagem abaixo).

Aplicação online para o DS-160

O próximo passo é a entrevista

7. Faça um exame médico e agende a entrevista

A noiva pode agendar a entrevista no site da embaixada dos EUA.

Visite o Embassy.gov para inserir as informações do país e agendar a entrevista para o pedido de visto K-1.

Um exame médico é necessário antes de ir para a entrevista, as informações sobre o centro de autorização estarão disponíveis no pacote que a noiva recebe da embaixada dos EUA no Brasil, (se a informação não estiver disponível é necessário ligar e pedir informações).

A noiva precisa trazer os documentos necessários para a entrevista, como o DS-160, o formulário I-134, e documentos para provar o relacionamento do casal.

Se houver crianças envolvidas, elas podem precisar estar presentes, mas isso pode variar para diferentes países. Consulte a embaixada dos EUA no Brasil para se certificar.

8.1 Dicas para a entrevista do visto de noiva K-1

Fique calma

Fique calma para a entrevista. Se tudo sobre o seu relacionamento é verdadeiro, não há razão para estar nervosa. Apenas seja você mesma e aja de forma natural.

Use respostas curtas e diretas

Ouça a pergunta do agente e dê uma resposta direta e curta, a menos que ele peça explicações adicionais, você não precisa responder com respostas longas.

Fique confiante

Você sabe as respostas para as perguntas, porque você realmente está em um relacionamento, certo? Então você pode ficar confiante e apenas responder naturalmente.

Vista-se adequadamente

A primeira impressão é sempre importante, então faça um esforço para se vestir para a ocasião. Não há necessidade de exagerar usando roupa social, mas não precisa chegar lá usando shorts e uma camiseta velha, certo?

Para os homens, calças e camisa, e para a mulher pode um vestido.

Além disso, pense em algo que não atrairá muita atenção para você.

Traga todos os documentos

Esteja preparado com todos os documentos. Você não precisa oferecê-los ao agente se não for solicitado, mas é bom ter tudo por precaução.

Esteja preparado com todos os documentos. Você não precisa oferecê-los ao agente se não for solicitado, mas é bom ter tudo por precaução.

Certifique-se de verificar se o documento é necessário para a embaixada dos EUA no Brasil antes de ir para a entrevista.

9. Seja aprovada na entrevista do visto

Este passo não depende apenas de você, é impossível controlar tudo porque existem outras pessoas envolvidas, mas você só precisa fazer a sua parte.

Se você está confiante e organizada com sua documentação e procedimentos, você ficará bem, é apenas uma questão de executar as etapas necessárias.

Não fique desesperada se algo der errado, porque você tem a chance de consertar. Na maioria das vezes, as pessoas são aprovadas na primeira vez.

10. O visto K-1 é carimbado no seu passaporte.

Quando você chegar a esta etapa, ficará muito animada. O agente pede seu passaporte para carimbar o visto, e você só precisa esperar para recebê-lo.

Você simplesmente vai para casa e espera para receber pelo correio. Normalmente, são até 10 dias para chegar e provavelmente você estará verificando a caixa de correio como uma louca duas vezes por dia 🙂

Depois de obter o seu passaporte de volta, saia para comemorar.

11. Vá para os EUA para se casar em até 90 dias

O visto K-1 é válido por 6 meses, então você tem que estar preparada para viajar para os EUA para se casar e trazer o pacote médico lacrado para entregá-lo ao agente de imigração. Você receberá o formulário I-94 para entrar no país.

Tenho certeza que seu noivo americano estará lá esperando por você para te encontrar e comemorar (aliás ele deve estar lá para cumprir as etapas).

Depois de chegar nos EUA o agente da imigração irá fazer os procedimentos e você deve entregar os exames médicos lacrados. 

Depois que tudo estiver OK, você será liberada e ai basta descansar um pouco, e sair para se divertir e comemorar.

Se case logo que puder, não corra o risco de esperar demais.

Quando se casar, você terá uma certidão de casamento e é isso que você precisa para continuar com o processo. A cerimônia de casamento está em suas mãos.

12. Aplique para o ajuste de status com o formulário I-485

OK, depois do casamento, é hora de voltar aos trilhos e seguir o próximo passo para receber seu green card. Mantenha-se motivada e siga em frente.

Agora é necessário alterar o status de não-imigrante e aplicar com o formulário I-485 para se tornar um residente permanente, ou seja, obter o green card.

Certifique-se de ter todos os documentos necessários, como o I-797, I-94, certidão de casamento e qualquer documento necessário para o formulário I-485.

Depois de concluir esta etapa, as impressões digitais serão coletadas e as fotos serão tiradas em um local designado para verificação de antecedentes.

Quando tudo é verificado e aprovado você recebe seu green card e eu sei que você estará muito feliz... você merece ????

13. Tire um Número de Seguro Social (SSN)

O social security é um documento de 9 dígitos que você deve ter para registrar suas atividades enquanto trabalha no país como funcionário ou em uma situação de trabalho autônomo.

Para aplicar para este documento, você deve visitar o prédio de administração do social security.

Documentos necessários

O escritório de administração do SSN requer um documento original válido (não expirado) para mostrar o status de Imigração da seguinte forma:

- Formulário I-551 (Cartão de Residente Permanente Legal, Visto de Imigrante que possa ser lido na máquina) com o seu passaporte estrangeiro não vencido;

- I-766 (Documento de Autorização de Emprego, EAD, autorização de trabalho); ou

- I-94 (Registro de chegada / partida) ou carimbo de admissão no passaporte estrangeiro não expirado.

14. Obtenha um green card condicional de 2 anos

O green card tem uma condição e está ligado ao casamento, ou seja, por um período de 2 anos ele não é um documento definitivo.

É possível fazer tudo como ter um emprego e viajar, mas nos próximos dois anos a imigração quer ter certeza de que o casamento não é uma fraude.

Após o período de dois anos é possível remover a condição.

15. Prova de que seu casamento não é uma fraude

Durante dois anos, tenha a prova de que o seu casamento não é uma fraude.

Tenho certeza que você terá tantos bons momentos juntos e terá fotos, vídeos, férias, recibos de hotéis, propriedades, co-propriedade, contas bancárias, etc.

Prova de casamento

Dois anos é muito tempo e, certamente, você terá muitas evidências.

16. Aplique com o formulário I-751 para remover condicional de 2 anos do green card

Você deve aplicar com o formulário I-751 para remover a condição do green card.

É um passo simples, basta arquivar o formulário e tudo ficará bem para obter um green card de 10 anos. Também é necessário anexar cópias do "casamento fidedigno", o que significa que seu casamento é real.

17. Prepare-se para se tornar cidadão dos EUA

Esse é o próximo e último passo. Se você quer se tornar um cidadão, você só precisa esperar três anos depois de receber o green card.

Todo o processo pode levar de 6 meses a um ano.

Parabéns, depois dessa etapa final você é uma cidadã americana!

Conclusão

O processo de obter um green card por casamento é um pouco mais longo e você deve se concentrar no resultado final. Por favor, não entre em pânico.

Apesar de me referir aqui sempre à noiva no Brasil, e noivo americano, isso também vale ao contrário, homens que queiram se casar com uma cidadã Americana devem seguir os mesmos processos.

Tudo na vida é feito passo a passo, basta focar em cada passo do processo e não se assustar com o número de coisas que estão à frente, um passo de cada vez é o segredo para manter sua mente calma e focada.

Parabéns pelos seus esforços, e se você está lendo isso agora, significa que você realmente tem um compromisso com o seu visto K-1, casamento e green card.

Por favor me faça um favor e compartilhe este post com seus amigos.

Tags:, ,
Previous Post
Como é morar em Miami
Dicas Flórida

Como é morar em miami

Next Post
Abastecendo o carro nos EUA
Dicas

Como pagar menos pela gasolina nos Estados Unidos (Cash back)